Discos Rígidos
Discos Rígidos
Índice
Introdução
Os discos rígidos são um dos meios de armazenamento de dados mais utilizados nos atuais computadores pessoais, de enorme importância para o bom funcionamento dos mesmos e para a salvaguarda dos arquivos gerados. Atualmente as suas capacidades são enormes e as suas dimensões reduzidas. Mas este cenário nem sempre foi assim, os primeiros discos eram gigantescos e as suas capacidades irrisórias à luz dos modelos e características atuais.
Ao elaborar esta pequena retrospetiva da sua evolução, vou tentar de uma forma não demasiado técnica, abordar os aspetos que penso serem os mais importantes, desde a sua introdução nos computadores pessoais na década de 80 do século passado, até à atualidade e mais além.
Para que usamos os discos rígidos
Os discos rígidos são responsáveis pelo armazenamento dos dados e programas nos nossos computadores. Como armários, que podem ser preenchidos com gavetas e materiais. No entanto, - supondo que tudo está funcionando corretamente - ao contrário de armários, os computadores sabem onde os dados são guardados e onde os podem aceder sempre que tal for necessário.
Uso
Sem um disco rígido, um computador moderno não pode funcionar. É no disco rígido que se encontram armazenados os programas instalados, os arquivos de dados, os arquivos do sistema operacional e outros arquivos utilizados pelo computador. Quando o computador necessita deles, lê-os a partir do disco rígido e usa-os. Se for um arquivo de dados, o computador poderá alterar o arquivo e salvá-lo novamente.
Tipos de Interface
Os discos rígidos modernos existem em dois sabores, SATA e SCSI. SATA é a forma mais comummente utilizada, uma vez que é menos dispendiosa de produzir. SCSI é comumente utilizado em servidores, pois estas unidades tendem a ser mais rápidas e muitas vezes mais duráveis.
Compatibilidade
Atualmente quase todos os computadores podem possuir uma ou mais