Disco Rígido
Disco Rígido popularmente chamado de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) ou winchester, "memória de massa" ou ainda de "memória secundária" é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido é uma memória não volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. Por ser uma memória não volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador. O primeiro disco rígido (o IBM 350) foi construído em 1956, e era formado por um conjunto de nada menos que 50 discos de 24 polegadas de diâmetro, com uma capacidade total de 4.36 MB.
O gabinete tinha 1.70m de altura e quase o mesmo de comprimento e pesava quase uma tonelada. Na época ele era chamado de "unidade de disco".
Hoje em dia os HDs já ultrapassaram a marca de 1 TB.
São brutalmente mais rápidos que os modelos antigos e também mais baratos. Mesmo com o barateamento da memória Flash, os HDs ainda continuam imbatíveis na hora de armazenar grandes quantidades de dados.
A importância do disco rígido não está apenas no desempenho dentro do sistema. Trata-se de um dispositivo de armazenamento permanente e, portanto, capaz de conservar a informação nele arquivada mesmo quando o sistema é desligado. Ele abriga em seu interior os dados necessários para o funcionamento do PC (o sistema operacional e os programas), bem como os arquivos e informações que o usuário vai gerando.
A evolução dos HDs
O disco rígido tem uma história curta e fascinante. Em 24 anos ele saiu de uma monstruosidade com 50 discos de 24 polegadas, armazenando 5 MB de dados para os HDs atuais medindo 31/2" de comprimento por 1" (ou menos) de altura, armazenando mais de 160 GB.
Em 1950, Engineering Research Associates of Minneapolis construiu o primeiro cilindro de armazenamento magnético para a U.S.