casos de
A Igreja de São José de Macapá é um marco histórico, cuja construção foi iniciada em 1752, seis anos antes da criação oficial da Vila de São José de Macapá. A igreja matriz foi inaugurada em 5 de março de 1761, sendo o Padre Joaquim Pair o seu primeiro vigário. A imagem original do padroeiro São José, esculpida em madeira, tem 35 cm de altura, sendo considerada uma das relíquias sacras mais importantes do Estado. Nas paredes, os quadros do Padre Lino retratam uma passagem bíblica. As pinturas: do lado esquerdo de quem adentra pela entrada principal está "Os Desterrados" ou fuga para o Egito; à direita está "São José Carpinteiro e o Menino Jesus". Já houve um período em que a paróquia ficou sem vigário por 40 anos. Em 1904, o Padre Francisco Hiller e o Intendente Coronel Teodoro Mendes restauraram a igreja.
-Festa de São José de Macapá
Festa em homenagem alusivas ao padroeiro da cidade de Macapá. Teve sua construção da igreja de São José de Macapá e se popularizou no inicio do século XX. Consta de arraial, ladainhas, novenário e uma procissão por toda a cidade. A tradicional procissão de São José que pela beleza e simplicidade da fé, já se constitui em atração turística local. É comemorada no dia 19 de marco, data da fundação da Fortaleza de São José de Macapá e dia consagrado ao santo.
As peregrinações em homenagem as festividades em honra ao padroeiro do Estado do Amapá terminam neste sábado, 08 de março. Depois de percorrer paróquias e comunidades, a imagem peregrina será conduzida pelos devotos na carreata de São José, e vai passar pelos principais bairros e Igrejas da cidade até a Capela na Fortaleza de São José de Macapá. A concentração será na nova Catedral após a missa que vai iniciar as 7:30 da manhã.
A Carreata tem o objetivo de convidar a comunidade devota para a grande festa que vai acontecer no dia 19 de março, com missa, procissão, festa social com vendas de comidas típicas, sorteio de