Discipulado cristão
João 13 a 17
Uma primeira pergunta que nos surge é o que vem a ser “Discipulado Cristão” e o que vem a ser um discípulo de Jesus. Há quem diga que em uma igreja há três grupos principais: 1. Visitantes, que podem ser do tipo circunstanciais ou assíduos. Os assíduos, normalmente não têm compromisso com a igreja, mas, pela sua assiduidade, acabam usufruindo das coisas boas que ela lhes oferece. 2. Simpatizantes ou Participantes, pessoas sinceras mas que não se envolvem muito. Ficam meio de longe. 3. Discípulos, procuram seguir Cristo de perto. Tendem a trocar o “eu” por Jesus.
Duas perguntas surgem imediatamente: a primeira, é se para ser discípulo de Jesus, alguém tem que freqüentar a igreja e a segunda, é por que a maioria das pessoas que vão a igreja não estão no grupo dos “discípulos”?
Teoricamente, alguém pode ser discípulo de Jesus sem ser membro de igreja ou mesmo sem frequentá-la, mas, na prática, creio que isso é muito difícil de acontecer. Talvez funcionasse em um lugar onde não houvesse nenhuma igreja. E, assim mesmo, por pouco tempo. De verdade, um discípulo de Jesus vai procurar se engajar em uma igreja ou comunidade onde haja outros crentes. Sabe por que ? Porque a salvação em Cristo é algo individual, mas a vida cristã é comunitária. É através dos relacionamentos pessoais com outros crentes que muitas carências podem ser supridas e os irmãos podem ser aliviados de suas cargas. É nesse convívio que o discipulado começa a ter espaço e a vida cristã mais facilmente se desenvolve. Não será somente neste ambiente que um discípulo vai atuar, mas é ali, com seus irmãos, todos imperfeitos como ele, que o crente vai ter grandes oportunidades de crescer e se desenvolver como discípulo do Mestre Jesus.
Quanto à segunda pergunta, por que a maioria das pessoas não estão no grupo dos discípulos, é porque talvez não sejam convertidas, ou o são, mas não são doutrinadas, ou ainda, têm prioridades