Disciplina
(1) Celso Lima Bitencourt, Eng.º de Segurança (2) Osvaldo Luis Gonçalves Quelhas, D.Sc. (3) Gilson Brito Alves Lima, Eng.º de Segurança, M.Sc.
UFF - CTC - LATEC - Pós-Grad. em Engenharia de Segurança do Trabalho Caixa Postal 100-175 - CEP.: 24001-970 - Niterói - RJ - TeleFax. (021) 717-6390 Email: quelhas@civil.uff.br ABSTRACT: This work has as objective to show the importance of the elaboration of a risk map, by using it to indicate the existing risks in a graphical. KEYWORDS: Security, Environmental Risks.
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da elaboração de um mapa de risco, utilizando-se do mesmo para indicar os riscos existentes em uma gráfica. PALAVRAS-CHAVES: Segurança, Riscos Ambientais.
1. INTRODUÇÃO
Inicialmente, iremos ver como surgiu, e a necessidade de sua existência. Em 1944, foi criada a primeira legislação estabelecendo a obrigatoriedade de formação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes – CIPAS. A partir de 1970, o número de acidentes no Brasil cresceu muito, devido ao aumento do parque industrial. Criaram-se normas e procedimentos visando a redução no número de acidentes. Torna-se obrigatório na empresa, profissionais especializados na área de saúde e segurança no trabalho. Porém, o número de acidentes continuou crescendo, mesmo nos anos em que não ocorreu crescimento econômico, tornando a situação ainda mais preocupante. O Brasil chegou a Ter 10% de seus trabalhadores acidentados nos anos de 1975 e 1976.
2. E COMO SURGIU ESTE TIPO DE REPRESENTAÇÃO DOS RISCOS PROFISSIONAIS?
Surge, então, o mapa de riscos como uma solução inovadora, que envolvia empresário e empregado, tendo como objetivo comum a redução dos acidentes profissionais. Foi implantado pelo Ministério do Trabalho e da Administração, através do Departamento Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, da Secretaria Nacional do Trabalho, órgão do mesmo Ministério, através da