Disciplina e didatica
O trabalho docente é parte integrante do processo educativo mais global , pois os membros da sociedade são preparados para a participação na vida social. A educação é um fenômeno social e universal , sendo uma atividade humana necessária à existência e funcionamento de todas as sociedades.Cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos; auxiliar no desenvolvimento de suas capacidades físicas e espirituais, prepará-los para a participação ativa e transformadora , nas várias instâncias da vida social.Não há sociedade sem prática educativa nem prática educativa sem sociedade.
A prática educativa não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também o processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e, em função de necessidades econômicas, sociais e políticas da coletividade, transformá-lo.Através da ação educativa o meio social exerce influências sobre os indivíduos e estes,ao assimilarem e recriarem essas influências; tornam-se capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social. Tais influências se manifestam através de conhecimentos, experiências, valores, crenças, modo de agir, técnicas e costumes acumulados por muitas gerações; transmitidos, assimilados e recriados pelas novas gerações.Em sentido amplo, a Educação compreende os processos formativos que ocorrem nomeio social, nos quais os indivíduos estão envolvidos de modo necessário e inevitável .
Educação escolar, Pedagogia e Didática
A educação escolar é um sistema de instrução e ensino de objetivos intencionais, sistematizados e com alto grau de organização, dando a importância da mesma para uma democratização maior dos conhecimentos. O autor coloca que as práticas educativas é que verdadeiramente podem determinar as ações da escola e seu comprometimento social com a transformação. Afirma que a Pedagogia investiga estas finalidades da educação na