Plano de Aula – Disciplina de Didática
Plano de Aula – Disciplina de Didática
Cidade
2014
PLANO DE AULA
1) IDENTIFICAÇÃO
a) Estagiárias:
b) Nome da Escola:
c) Disciplinas: Português, Arte, Religião.
d) Turma: 3º ano
e) Sala:
f) Professor regente: Horário de aula: 13h30min. às 17h30min.
2) CONTEÚDO
As diferenças.
3) OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Diminuir o conflito existente entre os alunos devido a falta de respeito à diversidade, para melhoria das relações interpessoais.
Objetivos Específicos:
• Ensinar o respeito às diferenças de cada indivíduo;
• Promover a ideia de aceitação das diferenças com igualdade de direitos;
• Estimular, através de atividades práticas, a percepção dos alunos sobre algumas diferenças.
4) SINTESE DO ASSUNTO ( pressupostos teóricos)
Há uma tendência cultural de destacar como positivas as práticas e valores que lhes são próprios. Isto, normalmente gera conflitos desastrosos ou rejeição em relação ao que é diferente. Somos desafiados constantemente pela própria experiência humana a aprender a conviver com as diferenças.
As diferenças são também construídas pelos sujeitos sociais ao longo do processo histórico e cultural, nos processos de adaptação do homem e da mulher ao meio social e no contexto das relações de poder. [...] porque nós, seres humanos e sujeitos sociais, no contexto da cultura, assim os nomeamos e identificamos. (GOMES: 2008, p. 17)
As situações conflituosas encontradas em salas de aula demonstram como os meninos e meninas carregam em si visões culturais aprendidas de geração em geração, que em alguns casos podem ser vistas como etnocêntricas e preconceituosas. Pesquisas apontam que os casos mais extremos de violência ou bullyng estão relacionados à aparência física (cor da pele, cabelos, etc) e religiosidade.
Sneyders (1996) comenta que a pedagogia, ao invés de manter-se como sinônimo de teoria de como ensinar e de como aprender, deveria transformar a educação em