Direções do fluxo de comunicação
A comunicação ascendente ocorre quando a informação parte do subordinado para o superior. É aquela que se processa das bases em direção aos níveis mais elevados da hierarquia organizacional. Podem ser opiniões, críticas, elogios ou reclamações dos funcionários, expressada por meio de reuniões e conversações formais e informais das lideranças com suas equipes, por meio de caixas de sugestões ou pesquisa de clima organizacional. Geralmente esse fluxo de informação/comunicação é mais eficaz quando acontece de maneira mais informal e espontânea ( conversas em encontros sociais, eventos, happy hour, jogos ou competições esportiva,s etc.) A comunicação ascendente corresponde ao processo de feedback, ou seja, é o retorno do corpo funcional sobre o modelo de gestão, ações administrativas, políticas gerenciais e planos organizacionais determinados pelo corpo diretivo da empresas.
A comunicação descendente é o fluxo de comunicação que segue de superior para subordinado.
São as mensagens ou informações que saem do topo decisório e descem até as bases. É o tipo de comunicação vertical, insto é, de cima para baixo emu ma linha de direção descendente. É a comunicação oficial ( falada, impressa ou eletrônica) que transmite normas, procedimentos, atribuições, políticas, instruções, estratégias e planos, objetivos e metas, práticas organizacionais, notícias institucionais, enfim, é a comunicação que emana dos cargos diretivos e gerenciais, voltada para o corpo funciona da empresa.
A comunicação horizontal é a comunicação entre pessoas do mesmo nível hierárquico. Pode ser nociva se assumir normas irrelevantes ou houver problemas de coordenação entre os indivíduos.
Caso contrário, pode suprir apoio emocional e social do indivíduo através da compreensão