Direção
Dirigir é organizar os esforços para alcançar um objetivo em comum, ou seja, a direção busca conciliar os objetivos individuais dos colaboradores com os interesses da organização, por isso é a função mais importante e exigente da administração. (Sobral, 2008, pag. 198). Pode-se dizer que a direção está diretamente relacionado com o comportamento humano. Dentro de uma organização, dizemos que esta função está ligada ao relacionamento entre administrador/ gerente e seus subordinados. (Neto, 2010)
- Fundametos de Direção Para que os objetivos a serem atingidos sejam bem sucedidos, é necessário compreender as necessiades dos individuos, envolvendo a motivação, orientação, comunicação e dar a eles um ambiente de trabalho que se sintam satisfeitos, comprometendo- se com a organização, ou seja as práticas motivacionais aplicadas são funamentais para incentivar o desempenho da organização. (Sobral, 2008, pag. 199).
- Conceito de Direção Segundo Sobral (2008), “ A direção é a função da administração responsável pela articulação da ação ds indivíduos no contexto organizacional. Ao contrários das outras funções da administração - planejamento, organização e controle, a direção é um processo interpessoal e está relacionado com a administração das relações entre os membros organizacionais e a organização.”
- Contribuição a abordagem comportamental Se ter uma visão da maneira como um individuo age ou se comporta no local de trabalho é considerado muito importante, desta forma a abordagem comportamental define novas formas de direção. McGregor foi um dos principais estudiosos sobre teoria comportamental, que desenvolveu algumas tentativas de entender o comportamento das pessoas, dividindo em duas categorias: teoria X e teoria Y. Estas teorias tratam de dois tipos de comportamento, na teoria X os trabalhadores possuem uma aversão ao trabalho executado, fazendo com que os supervisores ou gerentes passam a controlar