Direção da ação empresarial
Depois de definido o planejamento e a organização já se encontrar estabelecida a próxima etapa é a direção.
Dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los. Visto que não há organização sem pessoas, estas precisam ser admitidas, aplicadas em seus cargos, doutrinadas e treinadas: elas precisam conhecer aquilo que se espera delas e como elas devem desempenhar seus cargos; precisam ser guiadas e motivadas para alcançarem os resultados que delas se esperam.
Todos os participantes da organização irá contribuir com investimentos com o objetivo de receber retornos, então a empresa oferece incentivos aos seus participantes para obter resultados dos mesmos.
Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação a ser dado ás pessoas por intermédio da comunicação e habilidades de liderança e de motivação.
Para alcançar os resultados esperados dos colaboradores dentro da organização usa-se o poder, que é a capacidade de exercer influência, isto é, capacidade de mudar as atitudes ou o comportamento de indivíduos e grupos. É a capacidade de exercer influências sobre acontecimentos e decisões e esta intimamente relacionado a liderança.
Um processo usado na direção da ação empresarial é o empowerment, onde os gerentes ajudam outros a adquirir e usar o poder necessário para tomar decisões que afetam a si mesmos e ao seu trabalho. É o empoderamento das pessoas pelo trabalho em equipe.
GERÊNCIA
O gerente é o executivo que trabalha no nível intermediário das empresas. Sua mediação é a redução da incerteza trazida do ambiente de tarefa pelo nível institucional.
É imprescindível o conhecimento da natureza humana pelo fato de a empresa ser constituída de pessoas que ocupam cargos diferentes em níveis diferentes e executam tarefas diferentes. Para compreender o comportamento humano é preciso ter conhecimento da motivação.
Motivação (num