Diretriz
Nº DG 002/2013
MODULO COMPRAS SISTEMA PROTHEUS-TOTVS
1.0-OBJETIVO
Padronizar o processo de compras realizados por funcionários ou por terceiros contratados.
2.0-CAMPO DE APLICAÇÃO
Todas as Unidades da HEMOPROT.
3.0-REFERENCIAS
4-0-PROCEDIMENTOS DO PROCESSO DE COMPRAS SISTEMA PROTHEUS-TOTVS
Passo 1: Solicitação de compras: Todos os departamentos poderão fazer solicitações de compras. A Solicitação de Compras é um documento que dá a autorização para o comprador executar uma compra, seja para materiais produtivos ou improdutivos. É o documento que deve informar o que se deve comprar a quantidade, o prazo de entrega, local da entrega, e, em alguns casos especiais, os prováveis fornecedores.
Obs.: Campos importantes
Data da necessidade
Centro de custo
Quantidade
Produto
Ordem de Produção (se for o caso)
Atenção aos parâmetros.
A princípio, qualquer usuário da empresa pode gerar Solicitações de Compras, desde que não haja restrições.
Passo 2: Gerar cotação: A cotação é o registro do preço obtido da oferta de diversos fornecedores em relação ao material cuja compra foi solicitada. Ao fazer uma cotação de preços para determinado produto, os fornecedores em potencial enviam propostas de fornecimento, que informam preço, prazo, reajustes, condições de pagamentos, taxa de financiamento, entre outros. A empresa por intermédio do comprador fixa também diversas condições para o fornecedor.
Essa rotina permite gerar cotações com base nas solicitações de compras cadastradas. Desta forma, é necessário cadastrar a amarração "Produto X Fornecedor" ou "Grupo de Produtos X Fornecedores", relacionando todos os fornecedores de um determinado produto ou grupo de produtos.
Passo 3: Essa opção permite o comprador atualizar os preços e as condições obtidas de cada fornecedor participante da cotação. Bem como, cadastrar novas propostas dos fornecedores envolvidos ou novos participantes.
Nesta rotina serão informados: a condição de pagamento, o