Fichamento visita escolar. um recurso do psicodiagnóstico interventivo na abordagem fenomenológica existencial. Maichin,V.
539 palavras
3 páginas
Visita escolar. Um recurso do psicodiagnóstico interventivo na abordagem fenomenológica existencial. Maichin, V.
Data de entrega: 19/03/2013
O texto nos traz a importância da visita escolar, no processo de psicodiagnóstico interventivo Fenomenológico- Existencial, aponta que a visita à escola nos dá base para compreender o “Eu no Mundo” da criança e também um pouco da Dinâmica familiar, pois em conversa com o professor é importante ver o olhar dele sobre a criança e seus pais.
Em conversa com o Professor responsável pela criança, saberemos se os pais da criança participam do cotidiano escolar da mesma, como a criança se comporta, qual a relação dela com o professor, colegas e outros seres que compõem o contexto escolar.
Não podemos nos prender apenas aos relatos do professor, temos que olhar todo o contexto do ambiente, levar em consideração tudo que o mesmo oferece e como a criança utiliza e interage com ele.
É importante observarmos a criança no intervalo, na sala de aula, como ela realiza as atividades proposta pela “escola”.
O texto ressalta que a visita à escola, nos permite confirmar hipóteses, descartar hipóteses e também levantar novas hipóteses, por isso o olhar do psicólogo na visita deve ultrapassar a estrutura física e conhecimentos gerais do que é uma escola, o psicólogo tem que olhar como uma grande possibilidade de conhecer seu cliente no contexto social e como ser único com suas particularidades e interação com o ambiente.
“Olhar para a escola da criança e considerá-la importante no processo de psicodiagnóstico é, antes de qualquer pressuposto, respeitá-la nesta prática que se propõe a compreender o cliente no seu mundo e a escola, por sua vez, faz parte do mundo da criança, além de ser um lugar que possibilita ao psicólogo e aos pais olhar para a criança por um prisma diferente”. (Pág.06)
O texto explica que é na escola que as crianças começam a se perguntar e comparar sua existência com as dos outros seres que constituem esse