ATPS etapa 2 - Tecnicas de negociação
O processo de negociação é feito entre duas ou mais partes e tem a finalidade de chegar em um acordo entre elas. Os aspectos importantes da negociação são a comunicação, a busca de informações, conhecer os interesses e as necessidades, e chegar a um consenso que beneficie ambas as partes. Vale lembrar-se das variáveis do processo que é o tempo, informação e o poder e levar em consideração as habilidades do negociador. Podemos dizer que todos esses aspectos formam o processo de negociação que pode ser subdivididos em entradas, processos e saídas.
As entradas (estímulos) seriam a formação de um objetivo, a busca da informação, e quais seriam as vantagens. O processo é quando a negociação está em andamento ou já foi concluída. As saídas seriam quando já houve a solução do conflito, o acordo foi firmado os envolvidos obtiveram resultados satisfatórios.
Uma negociação eficiente e eficaz requer o conhecimento de todos esses aspectos e de habilidades que tragam ao objetivo almejado.
Qual a importância da comunicação no processo de comunicação?
Em um processo de negociação um dos componentes mais importantes é a comunicação. Transmissão de ideias, objetivos, expectativas, resultados, tudo isso é feito através da comunicação, levando em consideração que ouvir e compreender é fundamental nesse processo a informação também assume um papel importante nessa parte. Para um maior desempenho na negociação é necessária uma comunicação fluente e a busca da identificação de necessidades e interesses com o propósito de chegar a um acordo comum entre as partes. Um bom negociador deve ter uma boa comunicação e é importante que o processo de comunicação seja aberto a flexibilidade.