Diretas Já e Fora Collor
Naquela época a população vivia dentro das normas por medo, medo do regime militar. Que era, como sugere o nome, rígido. Quem tentasse acabar com isso era punido sem piedade, até mesmo pessoas famosas como cantores, atores, compositores dentre outros, foram até exilados por que eram contra tal regime. Esse breve comentário do regime militar foi para mostrar que a população de classe baixa sofria bastante com o regime, já até mesmo cantores famosos eram alvos, ou seja, a sociedade vivia com medo, não tinha liberdade de expressão.
Mas como ela criou coragem, qual foi o fato gerador de toda uma reviravolta no sistema da época. Um simples anuncio na TV, de um político, fortaleceu aquilo que o povo já tinha guardado em sua cabeça, pois estava já cansada do desemprego e da alta inflação que o regime militar trouxe. Então demais partidos políticos apoiaram a ideia de ter uma república onde o povo realmente escolheria o seu representante, houve então a Proposta de Emenda constitucional Dantes Oliveira, a qual traria o voto direto e secreto ao povo.
Não só o povo participou, mas também figuras artísticas que antes eram perseguidas por militares, políticos, dentre vários outros que eram amplamente a favor da aprovação deste projeto de lei. Porém com toda essa mobilização, influência e astucia aqueles que enfrentaram o regime, os deputados não se abalaram e por uma diferença de 32 votos o Brasil não pode, daquela vez, ter o voto direto, mas para que fizesse um pouco de jus ao sistema democrático, foi permitido, pelo governo, que civis fizessem parte do pleito, da discussão, do debate.
Apesar de tudo, as manifestações serviram de base para que o Brasil conseguisse formar uma nova elite política e também alguns perceberam que o regime que adotavam não iria aguentar muito tempo, houve uma grande mudança de ideia, onde vários políticos trocaram de lado e foram contra a ditadura militar. A redemocratização do país de fortalecesse através da volta do poder civil