Diretas ja
O filme se passa em uma escola chamada Welton, aonde estudavam apenas alunos do sexo masculino. Lá eles têm uma educação rígida, marcada pela disciplina e tradição, visando o melhor futuro dos alunos.
Nas primeiras cenas o diretor está dando um discurso falando sobre os cem anos da escola Welton, e enfatiza que os princípios são: tradição, honra, disciplina e excelência. Os pais colocam os alunos naquela instituição justamente para que eles possam ingressas nas melhores universidades. O estilo de cursos mais valorizados por eles é medicina, direito e engenharia. Aquela era uma época em que os alunos seguiam carreiras impostas pelos seus pais, e a arte, não faria parte do mundo deles em hipótese alguma. Um exemplo é quando o pai de Neil, que é um dos alunos da instituição, descobre que ele está participando de uma peça teatral, fica muito insatisfeito e indignado.
O professor Keating é um ex aluno da instituição, e vai de frente com o ensino da escola, propondo um novo modo de ensino, em suas palavras observamos muito a presença da frase “Carpe Diem”, ele começa a incentivar os alunos a pensar por si mesmo, e fala sobre a “Sociedade dos poetas mortos”, o que cria um choque ainda maior com a direção da escola. O professor consegue a admiração dos seus alunos, os incentivando a colocar pra fora o que eles escondem os reais interesses de cada um, e assim ele cria novas atividades, bastante diferentes.
Os alunos passam a viver sobre o ideário “Carpe Diem”, e formam uma Sociedade Dos Poetas Mortos, os encontros são noturnos, e em uma caverna nas redondezas da escola. Lá eles lêem e recitam poemas.
Neil também faz parte desse grupo, e é louco pela arte, porém, o pai não admite isso, e era uma época em que as mulheres não podiam contestar os homens, e o seu pai da várias justificativas para que o filho não siga esse caminho, o que obriga Neil a seguir a profissão desejada pelo pai. Quando Neil soube que seria tirado do colégio e levado