Direitos humanos
Índice Introdução 3 Antes da Declaração Universal dos Direitos Humanos 4 Direitos Humanos 5 Valores Consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos 6 Influencia da DUDH 8 Conclusão 9 Bibliografia 10
Introdução
Abalados pela barbaridade recente e com o intuito de construir um mundo sob novos alicerces ideológicos, os dirigentes das nações que emergiram como potencias no período pós-guerra, estabeleceram, na conferencia de Yalta (Ucrânia, 1945), as bases de uma futura “paz” definindo áreas de influência das potências e acertando a criação de uma Organização multilateral que fortaleça os Direitos Humanos e promova negociações sobre conflitos internacionais.
Embora a Declaração Universal dos Direitos Humanos não seja um documento que se apresenta obrigatoriamente legal, serviu como base para os dois tratados sobre direitos humanos da ONU.
Antes da Declaração Universal dos Direitos Humanos
As ideias e valores dos direitos humanos são traçadas através da história antiga e das crenças religiosas e culturais ao redor do mundo. O primeiro registro de uma declaração dos direitos humanos foi o a do Iluminismo desenvolveram teorias da lei natural que influenciaram a adoção de documentos como a Declaração de Direitos de 1689 da Inglaterra, a Declaração dos Direitos Huamnos e do Cidadão de 1789 da França e a Carta de Direitos de 1791 dos Estados Unidocilindro de Ciro, escrito por Ciro, o grande, rei da Pérsia, por volta de 539 a.C.. Filósofos europeus da époc s.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os aliados adotaram as Quatro Liberdades: liberdade da palavra e da livre expressão, liberdade de religião, liberdade por necessidades e liberdade de viver livre do medo. A Carta das Nações Unidas reafirmou a fé nos direitos humanos, na dignidade e nos valores humanos das pessoas e convocou a todos seus estados-membros a promover respeito universal e observância dos direitos humanos e liberdades