Direitos humanos
Direito e as Relações
Sócio-Políticas
-Sócio-Político: Conceito e Definição
Define-se como Sócio-Político tudo que é relativo simultaneamente a questões Políticas e Sociais.
Social, do Latim “socius” significa o que pertence à comunidade, a cidade .Já a palavra Político teve origem na época em que os Gregos eram organizados em Cidades-Estado chamadas de “Polis”, do qual se derivam palavras como “Politiké” (Política em Geral) e “Polítikós (dos Cidadãos). Esta palavra sempre esteve ligada a sociedade, com conceito de “algo para a sociedade”. Portanto a Política deveria existir para organizar e assegurar a vida pacifica em sociedade, garantindo os Direitos básicos de todos.
O conceito de sócio-político é a definição atual desta relação entre o indivíduo na sociedade e sua participação na vida política. E a relação da política na vida do indivíduo. Até que ponto a política assegura as necessidades básicas de todos? Até que ponto a sociedade se revolta e busca mudanças na ordem atual?
As intensas desigualdades do nosso país fazem das relações Sócio-Políticas uma questão delicada, pois não há respeito a dignidade de todos e os governantes (representantes máximos da Política) não defendem com verdade os interesses da população.
-Direitos Políticos:
Os Direitos Políticos concedem ao cidadão a possibilidade de participação no processo político e nas decisões do país.
Os Direitos Políticos são uma conquista tardia da sociedade, tendo em vista que os Estados e reinos sempre foram governados por alguém, mas nem todos podiam decidir ou opinar sobre quem seria a liderança. Até a Idade Moderna, inclusive, o problema do voto era mais grave, pois tratava-se de uma representação da estratificação. Foi a Revolução Francesa, iniciada em 1789, que questionou a igualdade dos homens e a possibilidade de cada indivíduo dar sua opinião e participar de decisões.
Os Direitos Políticos envolvem um conjunto