Direitos humanos
‘’A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável. ‘’ (Jean Jacques Rousseau)
O QUE SÃO OS DIREITOS HUMANOS?
Os direitos humanos estão baseados no princípio de respeito em relação ao indivíduo. A sua suposição fundamental é que cada pessoa é um ser moral e racional que merece ser tratado com dignidade. São chamados direitos humanos porque são universais e aplicam-se a todas as pessoas.
HISTÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS
Primeiramente falado, no século XVII, pelos filósofos Hobbes, Locke, Montesquieu, Voltaire e Rousseau.
Em 1789 foi criada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO.
Culminante da Revolução Francesa. Define os direitos individuais e coletivos dos homens. Influenciada pela doutrina dos "direitos naturais", os direitos dos homens são tidos como universais: válidos e exigíveis a qualquer tempo e em qualquer lugar, pois pertinem à própria natureza humana. Inspirada nos pensamentos dos iluministas. Ratificada em 26 de agosto de 1789, com 17 artigos.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM
ALGUNS ARTIGOS:
Ministra: Maria do Rosário
Secretária-Executiva: Patrícia Barcelos
SECRETARIA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS (SNDH)
O decreto nº 2.193, de 7 de abril de 1997, criou a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos em substituição à Secretaria dos Direitos da Cidadania – SDC. Órgão da Presidência da República que trata da articulação e implementação de políticas públicas voltadas para a promoção e proteção dos direitos humanos.
PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS 2012
Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC). Tem como objetivo a premiar, identificar, reconhecer e estimular experiências educacionais que promovam a cultura de direitos humanos.
Concederá o valor de R$ 15 mil aos vencedores e R$ 5 mil aos segundos lugares de cada categoria.