Direitos humanos
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
DIREITOS HUMANOS
MARIA ALINE AGUIAR – 237787
QUEILA MARTINS DE SOUSA LAVOR - 195554
SAMUEL ANDERSON FERREIRA DOS SANTOS - 200801
SHEILA MARIA MUNIZ - 215792
ACARAÚ- CEARÁ
Dezembro / 2011
CÓDIGO DE ÉTICA E A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL
O Serviço Social é uma profissão que foi gestada dentro do conflito das classes sociais; tendo, em sua gênese, a luta pela dignidade e acesso aos direitos por parte de todos, respeitando-se assim seus valores de equidade e liberdade, para o pleno desenvolvimento de sua cidadania. Esse profissional se constitui no contexto do final do século XX e as três primeiras décadas do século seguinte, configurando-se como uma proposta de organização das práticas assistenciais. Conforme ANDRADE:
“O surgimento e desenvolvimento das grandes instituições assistenciais na década de 1940 coincidiram com o momento de legitimação e institucionalização do Serviço Social. Esse período representou o momento em que a profissão pode romper o estreito quadro de sua origem no bloco católico e, a partir do e no mercado de trabalho que se abriu com essas instituições, instaurar-se como uma categoria assalariada, fortemente atrelada às políticas sociais implementadas pelo Estado.”
A profissão tinha um conservadorismo católico, onde a primeira reorientação da profissão decorre a partir do encontro com os ideais Norte-Americanos e suas matrizes positivistas. Esta reorientação acontece para atender às novas configurações do desenvolvimento capitalista. No entanto, para que houvesse uma prática profissional dentro dos padrões éticos, técnicos-científicos e morais, houve a necessidade de criar-se um código