Direitos humanos
7 - Direitos humanos:
Sujeito de direitos e direitos do sujeito1
Theophilos Rifiotis
A História de João e Maria
João e Maria moravam com o pai e a madrasta em uma choupana próxima da floresta. O pai de João e Maria era lenhador e a família passava por dificuldades. Uma noite, a mulher queixou-se ao marido: “A comida acabou e estamos sem dinheiro para comprar mais. Precisamos abandonar os dois na floresta. Não temos como sustentá-los.” “Abandonar?!”, exclamou o lenhador. “Não pretendo fazer isso com meus filhos!” Mas acabou aceitando a idéia.
As crianças escutaram tudo. Maria desatou a chorar: “E agora, João? Sozinhos na floresta, nós vamos nos perder e morrer.” “Não chore”, tranqüilizou-a o irmão, “Tenho uma idéia...”
No dia seguinte, o casal saiu para trabalhar e levou as crianças para a floresta. A madrasta os abandonou num lugar bem distante. No caminho, João deixou cair pedacinhos de pão para marcar o caminho e poderem voltar para casa. Mas os pássaros comeram os pedacinhos de pão.
Durante três dias e três noites as crianças vagaram pela floresta, sem achar o caminho de casa. Até que descobriram uma casa feita de pão-de-ló, com telhado de chocolate e janelas de pão de mel. Famintos, João e Maria puseram-se a comer a casa, até que alguém gritou: “Quem está comendo a minha casa?” De repente, saiu da casa uma velha muito feia. João e Maria se assustaram, mas a velha sorriu, mostrando a
1 Texto elaborado a partir de estudos realizados como membro da Comissão de Direitos Humanos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), 1998-2000 e 2004-2006, e como coordenador do Projeto “Educação em e para os Direitos Humanos em Santa Catarina” financiado pela SECAD/MEC e SEDH no âmbito do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos em 2006. Participaram do projeto Danielli Vieira e Emilia Juliana Ferreira, do Curso de Graduação em Ciências Sociais, e João Francisco Kleba Lisboa,