Direitos humanos e a Atualidade
RESUMO
Este artigo busca analisar algumas reflexões sobre o relacionamento dos direitos humanos com a diversidade de cidadania na atualidade. Isto é, objetiva-se fazer um conjugado entre o processo de internacionalização dos direitos humanos e a nova concepção de cidadania introduzida pela Constituição Federal de 1988 e a lei antiga 10.639/2003 que não previa o ensino da cultura Indígena nas escolas brasileiras.
Para tanto, num primeiro momento, buscou-se delinear, ainda que brevemente, o processo de internacionalização dos direitos humanos, cujo marco inicial foi a Declaração Universal de 1948, bem como, a forma através da qual a Constituição brasileira de 1988 se relaciona com os instrumentos internacionais de proteção dos direitos humanos ratificados pelo Estado brasileiro.
Depois de feito este estudo prévio, verificou-se de que maneira a nova Carta brasileira, rompendo com a ordem jurídica anterior, passou a comungar os direitos humanos internacionalmente consagrados com a concepção contemporânea de cidadania da diversidade na atualidade.
Por fim, buscou-se delinear qual o papel da educação e do professor em direitos humanos, trazemos a lei mais antiga 10.639/2003 que não previa o ensino da cultura Indígena nas escolas brasileiras, e quais as maneiras de se programar, de forma sólida, além dos princípios éticos que o cercam, uma cultura de direitos humanos, em nosso meio e em nossa sociedade.
Palavras - chave: Educação, Direitos Humanos, Discriminação Racial
Orientadora: Cláudia Mestra em saúde pública, doscente da Urcamp/Bagé, da Uergs e do Parfor.
1. INTRODUÇÃO
Nos estudos realizados em sala de aula, em umas das disciplinas do curso de Licenciatura em pedagogia, teve como tema abordado o livro Educação em Direitos Humanos Fundamentos Teórico - Metodológica unidade 3 da autora Vera Candau, 2007, onde geraram muitos debates, relatos de experiências vivenciadas com a interação entre professora e