Direitos das mulheres
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Ética e Responsabilidade Social.
Para a realização deste trabalho escolhemos como tema o Direito da Mulheres como Direito Humanos, uma vez que achamos interessantes pois é um tema que ainda hoje desperta muita polémica a nível mundial.
Inicialmente iremos fazer referência a alguns conceitos abordados ao longo das cessões, nomeadamente, a ética, a consciência e também a relativismo cultural.
Posteriormente, desenvolveremos uma breve historia sobre os direitos da mulher fazendo referencia, principalmente, ás desigualdades sentidas entre géneros.
CONCEITO DE ÉTICA
“Ética deriva do grego ethos, que significa modo de ser, carácter, comportamento. É o ramo da filosofia que procura estudar e indicar o melhor modo de viver no quotidiano e na sociedade. A ética procura fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.”
É a reflexão sobre o porquê de considerarmos morais as nossas acções. Reflecte sobre os princípios que devem orientar a vida humana e sobre as finalidades que lhe dão sentido, visando o seu aperfeiçoamento.
Analisa os princípios que regem a constituição das normas orientadoras da acção e os respectivos fundamentos.
A ética torna-se essencial pois precisamos de princípios para fazermos opções morais, para nos dizer como deveremos agir, viver em sociedade e orientarmos a nossa acção por princípios e normas universais.
“A ética exige que nos abstraiamos do “eu” e do “tu” e que cheguemos à lei universal, ao juízo universalizado, ao ponto de vista do espectador imparcial ou do observador ideal ou o que lhe quisermos chamar.” (Peter Singer)
A ética inclui os