Direitos das mulheres
Vila Nova de Famalicão, 2013
Os Direitos das Mulheres
Realizado no âmbito da disciplina:
Filosofia
Vila Nova de Famalicão, 2013
Índice
1. Introdução
No âmbito da disciplina, Filosofia, foi-nos proposto a realização de um trabalho e o tema escolhido foi os direitos das mulheres como direitos humanos.
O objetivo do trabalho é .
O presente trabalho iremos abordar assuntos como ….
Na parte final, serão apresentadas as principais conclusões do presente trabalho.
As questões levantadas foram:
1. Será que nos dias de hoje já não há descriminação entre sexos?
2. Porque é que o sexo masculino se acha superior ao feminino e porque que as mulheres se submetem á inferioridade existente?
2. Será que nos dias de hoje existe discriminação entre sexos?
Ao longo do tempo, a sociedade considerava a mulher um ser inferior em relação aos homens. Estes pensavam na mulher como um ser emotivo, pouco racional que tinha a função de procriar e de cuidar do lar.
Platão considerava as mulheres e os escravos iguais, sem valor. Aristóteles, preocupou-se em precisar a melhor idade em que deviam procriar e serem educadas pelos maridos. Mais de 2 mil anos depois, Jean-Jacques Rousseau, um iluminista de excelência, continuava a repetir o mesmo tipo de discurso sobre a inferioridade das mulheres.
Em pleno século XXI, as sociedades ocidentais reconheceram a igualdade de direitos entre homens e mulheres, não deixando de existir descriminação e algumas práticas culturais que continuam a violar os direitos da mulher. O conceito de inferioridade das mulheres em relação aos homens continua a ser dominante e pouco mudou ao longo de séculos. -
2.1. Desigualdade de oportunidades no trabalho
Todos os cidadãos têm o direito ao trabalho independentemente do género. Segundo a constituição da república, artigo 58º “A igualdade de