Direitos Civis, Patrimônio e Arquitetura: Individual versus Coletivo
Palavras-chave: Patrimônios; direitos civis; herança cultural.
Muito se discute a relação entre patrimônio, arquitetura e identidade cultural de certa cidade ou organização social, e acredita-se que um dos principais problemas atuais é a dificuldade de combinar necessidades de uma população considerada rica e de uma população pobre. Sabe-se que na maioria dos casos, senão todos, o que define a solução de um problema ou uma necessidade, é o dinheiro, o que faz com que a população que não possui muitos recursos financeiros perca espaço para a que possui.
Levando em conta fatos reais como arranha-céus à beira mar, em Recife – PE, que, em determinados horários, formam grandes sombras nas praias e limitam a possibilidade de iluminação nestas, ou mesmo impedem um banhista de tomar sol, pode-se perceber a falta de preocupação pelo coletivo. Vê-se que o pensamento gira em torno da venda dos apartamentos mais do que na própria utilização da praia logo à frente dos edifícios.
Apartamentos que apenas podem ser comprados/alugados pela população rica, que, além de possuir deslumbrante vista do mar e da própria cidade, ocupam uma posição privilegiada, pois ficam longe dos barulhos e possíveis incômodos vindos das ruas. Apesar de os edifícios apresentarem estéticas graciosas e sofisticadas, estes tampam a visão do mar que, antes, edifícios