Direito
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
KARL MARX E A HERANÇA POLITICA DEIXADA PELA REVOLUÇÃO FRANCESA
cascavel
2013
KARL MARX E A HERANÇA POLITICA
DEIXADA PELA REVOLUÇÃO FRANCESA
Trabalho elaborado para a disciplina de Teoria Geral do Estado da Faculdade de Ciências aplicadas de Cascavel (UNIVEL), curso de Direito primeiro ano B matutino.
Professor: Charles Daniel
CASCAVEL
2013
KARL MARX
Karl Marx Economista, filósofo e socialista alemão, Karl Marx nasceu em Trier em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. Estudou na universidade de Berlim, principalmente a filosofia hegeliana, e formou-se em Iena, em 1841, com a tese Sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro.
Em 1842 assumiu a chefia da redação do Jornal Renano em Colônia, onde seus artigos radical-democratas irritaram as autoridades.
Em 1843, mudou-se para Paris, editando em 1844 o primeiro volume dos Anais Germânico-Franceses, órgão principal dos hegelianos da esquerda. Entretanto, rompeu logo com os líderes deste movimento, Bruno Bauer e Ruge.
Em 1844, conheceu em Paris Friedrich Engels, começo de uma amizade íntima durante a vida toda. Foi, no ano seguinte, expulso da França, radicando-se em Bruxelas e participando de organizações clandestinas de operários e exilados. Ao mesmo tempo em que na França estourou a revolução, em 24 de feverei,ro de 1848, Marx e Engels publicaram o folheto O Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxista. Voltou para Paris, mas assumiu logo a chefia do Novo Jornal Renano em colônia, primeiro jornal diário francamente socialista.