Direito
Um filme que se baseá em um Júri Popular, sendo posto um jovem de 18 anos que responde por ter assinado seu próprio pai com facadas logo após uma discussão, 12 homens de divesos tipos de personalidades são convocados para formar o Júri e decidir o veredicto do jovem assassino.
Em primeira instância o líder dos jurados faz uma solicitação aos de mais em sala, que votem para saber se há um acordo por unanimidade, pede pra que todos em sala levantem a mão pra condenar o mesmo como culpado, 11 dos jurados em sala votam (culpado), e de forma surpreendente apenas um não levanta a mão. Com isso o clima naquele sala fechada e abafada já começa a ficar denso.
Ao ver o que se acontece pelo lado de fora da trama, percebesse que os 11 jurados não tinham o minimo de interesse de ficar naquela sala discutindo a vida de um jovens que tem descendência latina e de origem humilde, preferiam ao invés disso estar em outro lugar fazendo coisas que traria bens maiores.
Mais como dito no Tribunal a sentença deve ser dada depois de todos os votos serem unanimes então o único jurado que seria o nº 8, foi alvejado por criticas pelos o de mais em sala. Mais não que ele achasse que o acusado não era culpado mais sim por falta de provas concretas contido no caso que todos deveriam se aprofundar melhor nos fatos para decidir a sentença, afinal ali contia uma vida para ser decidida, assim em questão de minutos.
Ao passar do tempo naquela sala o jurado nº 8 (Mr. Davis), prossegue com seus argumentos alterando as idéias contidas com os outros jurados em sala assim por si mudando de cada um dos jurados seus votos. Depois de mais de horas presos naquela sala as personalidades diferentes começam a vir atona, mostrando o que cada um era realmente, vários sentimentos são demostrados de cada um como ( estrece raiva, impaciência, individualidade, carência etc..).
Em fim um filme que se caracteriza-se como um filme de tribunal com forte ênfase