Tecido cartilagem
Bacharelado em enfermagem
Antônia Eribânia da Silva.
Ana Keila de Souza Oliveira.
Daniele de Carvalho Martins.
Macia Maria de Oliveira Lima.
Regina Marta Ferreira dos Santos.
Resumo: Tecido Cartilaginoso
FORALEZA/CE
2013
Tecido Cartilaginoso
O tecido cartilaginoso é um tecido conjuntivo rígido e tem bastante material extracelular que constituem a matriz. Tem função de sustentação dos tecidos moles, revestimento de superfícies articulares onde absorve os choques e facilita o deslizamento ósseo nas articulações. Suas funções dependem do principal componente da matriz, pois existem várias combinações diferentes de compostos nela.
A Cartilagem da Matriz é formada por bastantes fibrilas de colágeno tipo II associadas ao ácido hialurônico, proteoglicanos hidratados e glicoproteínas. Cada proteoglicano tem um cerne proteico, de onde irradiam várias moléculas não ramificadas e curtas de glicosaminoglicanas sulfatadas (condroitina-4-sulfatada, condroitina-6-sulfatada e queratana sulfatada). A combinação desse cerne com um ácido hialurônico forma ao liga com as fibrilas colágenas um acabouço, que dá a matriz cartilaginosa a capacidade de rigidez. A capacidade de absorção de impacto é devido a o alto conteúdo de água de solvatação de glicosaminoglicanas. E o condronectina (glicoproteína estrutural) também é importante porque possui sítios de ligação para condrócitos, fibrilas colágeno II e glicosaminoglicanas. Concluimos que a condronectina participa diretamente da associação do arcabouço macromolecular da matriz com os condrócitos. Ao redor dos condrócitos existem zonas estreitas onde apresentam basofilia, metacromasia e reação PAS muito intensa, e são chamadas mesmo de cápsulas.
Não possui vascularização, nem inervação e nem vasos linfáticos. Por isso é nutrido pelos capilares do pericôndrio que é um tecido conjuntivo envolvente. As cartilagens que revestem ossos nas articulações móveis não possuem pericôndrio, recebendo a