Direito
Podemos analisar a intertextualidade entre a notica e a charge sobre um fator que mostra o péssimo desempenho eduacacional do Brasil, ficando apenas a frente a Indonesia e logo vem a charge sobre a noticia da taxa de escolarização sendo alta, elas não fazem nexo a partir que o país todo se mostra fraco e seu desempenho, mesmo alfabetizados eles encontram em déficit com outros países. Podemos concluir que não adianta nada se ter uma taxa elevada de escolarização, sendo que o ensino aplicado está fora do padrão mundial, a única forma de mudar esse índice, seria que o ensino fosse melhorado em todo pais, e talvez assim poderíamos concorrer de igual para os outros países.
2)
Op: Os textos por um aspecto temático fazem critica a um problema social, que é o do ensino fraco no Brasil. Sobre o ponto estrutural podemos ver que mesmo em temas parecidos elas podem ser abordados de duas maneiras estruturais diferentes, uma se trata de uma charge e o outro é uma noticia-texto.
Esp: Na charge podemos ver que ela só poderá ser entendida através do texto base, que só através a charge terá uma logica. Já no texto vemos uma diferença que o assunto vem sendo tratado com mais formalidade e na charge não existe formalidade alguma.
As diferentes ideias expressas no texto é que esse programa do governo, pode não dar tão certo como eles imaginam, sendo que quem vai ministraras aulas, são os próprios alunos que também estudaram em mesmas condições de ensino, não tendo tanta base para dar aula pra aqueles que apresentam dificuldades na disciplina. E além de ser um programa muito caro para o estado, e como mostra na charge que nem com o incentivo do estado eles se sentem motivados para participar desse programa.
a)Notamos que a intertextualidade entre a charge e o texto provem, de um fato curioso de um programa do estado de São Paulo que adota uma medida talvez até meio curiosa sobre o pagamento de alunos do ensino médio para darem aula de reforço ao alunos do ensino