Direito
Os gregos não foram tão aptos á “desenvolver o direito”,pois entendiam que tal valor deveria fazer parte da educação de todos os “Helenos”, logo todos os gregos eram ou pelo menos entendiam que deveriam ser aptos a defender sua causa nos tribunais.como o direito fazia parte da educação dos gregos logo foi um ramo que não profissionalizou-se naquela época na Grécia.
Assim como os poemas de Homero, os gregos tinham o costume de aprender de cor, recitando em forma poética, alguns textos jurídicos. O direito, a justiça e política estavam ligadas intimamente na educação grega, as leis de Sólon, por exemplo, eram ensinados como poemas, de modo que praticamente todos os cidadãos atenienses conheciam sua tradição politco-juridica comum.
Roma
A evolução do direito romano é mais tardia que a do direito egípcio e a do direito grego. A história do direito romano atravessa 22 séculos, de VII a.c a V d.c, com a queda do império romano do ocidente,também conhecido como império bizantino.
O direito em Roma não era para todos os membros da sociedade,havia algumas restrições,como o direito civil era apenas para os patrícios,enquanto os estrangeiros,os peregrinos,estavam submetidos apenas ao Ius gentium,o direito comum a todos os homens. O direito romano foi dividido em três fases,epoca antiga ou arcaica e baixo império.
Época antiga,tendo como princípios características um direito de tipo arcaico,de uma sociedade rural baseada sobre a solidariedade clãnica e caracterizada pelo seu formalismo e pela sua rigidez,período em que o centro do saber jurídico estava nas mãos dos pontífices.nesse período o Estado tinha funções limitadas a questões sociais de relevância,como guerra,punição dos delitos.os cidadãos romanos eram considerados mais como membros de uma comunidade familiar do que como indivíduos,momento em que a defesa privada tinha larga utilização,a segurança dependia muito mais do seu grupo do que do próprio Estado.
Época clássica, inicio de uma