Direito
Compreensão do raciocínio econômico, através dos fatores de produção que são empregados em processos produtivos.
Conceitos básicos que geram a ideia da ciência econômica (escassez e eficiência), divisão da economia em microeconomia e macroeconomia.
Objeto: É comum, em nossa existência, sermos afetados pelas condições econômicas da sociedade em que vivemos.
As roupas que vestimos, a comida que comemos, a escola que frequentamos, o salário que recebemos, os problemas do desemprego e da inflação são todos fatores ligados diretamente às questões econômicas.
Conceito de economia: “A Economia é o estudo da maneira pela qual a sociedade utiliza recursos produtivos escassos para produzir bens e serviços a fim de satisfazer as necessidades humanas.”.
Fatores de Produção:
Para satisfazer o maior número dessas necessidades, a sociedade conta com recursos como terra, mão de obra, máquinas, equipamentos, conhecimentos técnicos etc. Esses recursos, no entanto, são bastante limitados e, assim, nem todas as necessidades podem simultaneamente ser satisfeitas.
A escassez desses recursos, então, torna-se o problema fundamental de cada sociedade. Como resultado, a sociedade, através do instrumental fornecido pela Ciência Econômica (princípios, teorias, modelos) procura usar recursos escassos (fatores de produção) tão eficientemente quanto possível, a fim de produzir o máximo de bens e serviços que deseja. O campo de atuação da Economia seria, então, o estudo e a administração da escassez dos fatores de produção.
Conclui-se, portanto, que se não houvesse escassez dos recursos, não haveria necessidade de se estudar Economia. A escassez dos fatores de produção e a necessidade de utilizá-los da melhor maneira possível implica que no processo produtivo toda decisão econômica será, sempre, uma “escolha decorrente de um juízo de valor”.
Processo produtivo O conceito de processo produtivo explica como os