Direito
“O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS”
LON L. FULLER
São Paulo
2011
“O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS”
LON L. FULLER
JULIANA DA CRUZ
RA Nº 440052-2 (N° 26)
LETICIA CAMARDELLA JACOB DE OLIVEIRA
RA Nº 572122-7 (N° 50)
LIS TAMY VARISAYA KRASTEL
RA Nº 573686-2 (N° 52)
NATALIA XAVIER DE CARVALHO
RA Nº 575832-9 (N°97)
RAISSA VITAL CAVALCANTE
RA Nº 592193-7 (N°101)
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Teoria do Direito do 1° Semestre do Curso de Direito, da FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas, ministrado pelo professor Nivaldo Sebastião Nicola.
São Paulo
2011
Entendimento da Obra “O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS”
LON L. FULLER
O caso dos exploradores de cavernas é um estudo da argumentação jurídica elaborado pelo professor estadunidense Lon L. Fuller, em 1949. O caso proposto ocorre no ano fictício de 4299, quando um grupo de cinco espeleólogos da comunidade de Commonwealth foram vitimados por um acidente que fechou a saída da caverna que estavam explorando. No entanto, o resgate enfrentou diversas dificuldades para conseguir retirar as personagens da prisão onde se encontravam, ocorrendo inclusive um acidente que ocasionou a morte de dez trabalhadores que faziam parte da operação de resgate. Ainda assim, foram necessários vinte e três dias para que os espeólogos fossem retirados da caverna.
Porém, no vigésimo dia na caverna, a equipe de resgate conseguiu fazer contato com os exploradores que, através de Roger Whetmore, indagaram sobre a hipótese de ceifar a vida de um dos cinco presentes para garantir a sobrevivência dos demais, haja visto que a previsão era de que o resgate demoraria pelo menos mais dez dias.
Ao adentrarem a caverna, descobriram que Whetmore teria sido o tal sorteado para cumprir a macabra tarefa de servir de alimento aos companheiros. Assim, foi iniciado um longo e penoso processo que resultou na condenação em primeira instância dos quatro espeólogos por assassinato. Ao