Diodos emissores de luz e a constante de planck
RELATÓRIO EXPERIMENTAL: CIRCUITOS ELÉTRICOS E FOTÔNICA
Experimento 3: Diodos emissores de luz e a constante de Planck
ALUNOS
GUILHERME TOLEDO
MONIQUE KELLEN FERREIRA MACHADO
RENATA MORETTI PAULINO
PROFESSOR
DR. THALES SOUSA
SANTO ANDRÉ,
22 DE MARÇO DE 2013
SUMÁRIO
OBJETIVO
Este experimento tem como principal objetivo estimar a constante de Planck utilizando um conjunto de LEDs (Emissores de Luz) de diferentes cores.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL MATERIAIS
Para que o experimento fosse realizado, foram necessários os seguintes materiais:
Tabela 1: Materiais utilizados na realização do experimento
Tabela 1: Materiais utilizados na realização do experimento
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiramente, com o auxílio da matriz de contatos (Protoboard), os resistores e LED’s foram conectados em um circuito conforme a figura 1, abaixo, tal que os terminais dos LED’s não ficassem muito próximos devido a necessidade de medir a tensão nos terminais de cada um dos LED’s posteriormente.
Figura 1: Circuito montado para conexão entre resistores e Led’s
Figura 1: Circuito montado para conexão entre resistores e Led’s
No circuito acima, temos: ϵ = Fonte de Tensão Variável A = Amperímetro (Multímetro de Bancada) R = Resistores V = Voltímetro (Multímetro Portátil) = LED = LED
Com o circuito montado, o grupo iniciou o preparo dos equipamentos para que os dados necessários fossem obtidos. Sendo assim, conectou-se o cabo 1 no terminal positivo (Vermelho) da saída de tensão variável da fonte ϵ à entrada do amperímetro A (com indicação mA), que teve sua escala ajustada para 20 mA DC. O cabo 2 foi conectado no terminal comum do amperímetro A (COM) aos resistores. O Cabo 3 foi conectado ao terminal negativo (Preto) da fonte de tensão ϵ ao catodo do LED 3. Os últimos cabos, 4 e 5, foram conectados, por meio dos terminais banana, às entradas correspondentes do Voltímetro V.