Direito
Meio Ambiente e Saneamento do Meio
AÇCÕES SIMPLES PARA CONTROLAR O MEIO AMBIENTE QUE TANTA INFLUÊNCIA TEM SOBRE A SAÚDE DA COMUNIDADE FAZEM PARTE DOS CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS E PORTANTO DAS ACTIVIDADES DE UM CENTRO DE SAÚDE.
8.1 Algumas Definições
Saúde Ambiental: Ciência que relaciona a saúde humana e os seus determinantes ou factores de risco (naturais, sociais, económicos) com vista a melhorar a qualidade de vida do ser humano de uma forma sustentável.
Meio Ambiente: Significa tudo que nos rodeia; - o ar, a água - a aldeia com as casas, quintais, ruas, árvores, fontes de água e animais - os arredores da aldeia com as machambas, as montanhas, os rios e as florestas
Higiene Ambiental: Todas acções levadas a cabo no sentido de tornar limpo o meio que nos rodeia.
Saneamento: Significa melhorar, conservar, eliminar.
Saneamento do meio: Significa o tratamento das condições do meio que nos rodeia e da nossa vida e como podemos melhorar a nossa saúde. - como podemos melhorar e conservar o nosso meio ambiente - como podemos eliminar do nosso meio ambiente o que nos molesta e o que prejudica a nossa saúde, por exemplo a água estagnada, o lixo, as fezes humana e dos animais.
8.2 Fica portanto óbvio que é preciso ter o conhecimento da área de saúde, tarefa que deve ser levada a cabo assim que chegue a uma nova unidade sanitária. No entanto a atenção deve ser dirigida aos seguintes aspectos:
8.2.1. Agua potável para o consumo humano
A água é um bem essencial para a vida; sem ela não nos alimentamos, não cozinhamos os nossos alimentos, não fazemos a nossa higiene individual ou colectiva. A falta da água traz consigo consequências directas como a desidratação ou indirectas como as doenças diarreicas ou ainda a propagação das doenças da pele por má higiene individual.
Será importante que as instituições educacionais, unidades sanitárias e fabricas de géneros alimentícios incluindo as de