Direito
REQUERENTE, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do RG nº e CPF Nº, residente e domiciliado, nº - Bairro – cidade/CE, por intermédio de seu procurador in fine assinado, vem a presença de Vossa Excelência, ingressar com AÇÃO DE CONHECIMENTO (COBRANÇA DE CRÉDITO) em desfavor de REQUERIDO, portador do RG nº e CPF nº, residente e domiciliado, Nº - Bairro – cidade/CE, pelos motivos e fatos a seguir expostos.
DA SINOPSE FÁTICA
A requerente é credora do requerido da importância de R$ referente a um (relação jurídica obrigacional) cuja concretude se firma pela emissão de (informar o objeto de crédito estabelecido), em anexo.
Ocorre que o citado requerido encontra-se inadimplente perante a obrigação acima indigitada.
O requerente buscou de toda forma sanar essas pendências amigavelmente, todavia, não conseguiu receber a quantia devida. Desta forma, e não havendo outra solução, busca o mesmo ver-se acolhido pela força coercitiva do Estado-Juiz para obrigar o devedor a saldar sua dívida.
No caso, há que destacar o valor do débito atualizado cujo valor está inserido na ordem de R$.
DO DIREITO
Cuida-se o vertente caso de uma relação obrigacional pecuniária cuja postulação se manifesta através da presente AÇÃO DE COBRANÇA DE CRÉDITO cujo objetivo é punir aquele que se encontra em estado de inadimplência, o que no caso em tela se observa pelo não pagamento (objeto da relação obrigacional).
DO INADIMPLEMENTO RELATIVO E SEUS EFEITOS
Conforme ensina Mário Luiz Delgado Régis, ocorre o inadimplemento quando o devedor não cumpre a obrigação ou quando a cumpre imperfeitamente, ou seja, deixa de pagar ou não pagar como convencionado.
Desse modo, diante da presente lide em questão vislumbra-se a situação do inadimplemento relativo que configura-se no instituto da mora, quanto a isso, Pablo S. Gagliano explicita