Direito
Uma parte que o texto de apresentação abaixo não dá tanta atenção, e que eu considero como uma das melhores do livro, é a reescrita constante das regras revolucionárias para adequa-las a fuga do caminho comunista, indo cada vez mais contra aquilo que foi pensando pelo Major. Conhecer essa deturpação da teoria marxista e marxiana(e isso implica conhecer a teoria marxista e marxiana) é vital para entender os erros da URSS , entender o porque ela foi uma experiência importantisssima, mas, que me desculpem os Stalinistas, que não corresponde ao comunismo.
Fonte do livro digitalizado: Não possuo a fonte
Fonte dos dados acerca do livro: A Revolução dos Bichos: Uma Análise da União Soviética Através da Literatura
Links:
Livro digitalizado em formato pdf
Diretorio onde se encontra o livro
Por Luís Wilson
Introdução
Um dos grandes acontecimentos do século XX, as Revoluções Russas do início do século passado desembocaram numa das maiores alternativas históricas a um processo hegemônico de dominação, neste caso, o capitalismo liberal desenvolvido no século XIX.
A constituição da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) é até hoje motivo de muitos estudos e controvérsias, guiados, na maioria das vezes, pelo perfil ideológico da pessoa que aborda este tema. Para a maioria das vertentes de esquerda foi um sistema alternativo ao Capitalismo, constituindo um país mais justo onde o bem-estar geral é o que importa. Já para as vertentes de direita – principalmente com o fim da URSS em 1989 -, foi um monstro fora de controle que demonstra os perigos da ditadura da maioria, os malefícios de um governo totalitário e ainda a comprovação da falência de governos não-representativos.
Diante de tanta controvérsia e independente de que lado nos posicionamos, não podemos negar a importância deste processo e o exemplo que ele deu de possibilidade de desenvolvimento fora do capitalismo – deixando de lado, se foi bom ou ruim, certo ou errado.
A