direito
Com o bom resultado da política de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para refrigeradores, o ano de 2012 e 2013 e 2014 esta sendo marcado por uma tendência de migração do consumo de linha branca para produtos de maior valor, que continua a ocorrendo este ano. "A redução do IPI levou o consumidor a procurar produtos melhores", afirma o gerente de Negócios para a área de linha branca da consultoria GfK, Oliver Römerscheidt.
Analisando os fatos, podemos observar que nos últimos anos após o IPI continuarem para refrigeradores, As fabricantes como Brastemp, Electrolux, cônsul entre outras, aproveitaram essa redução que foi oferecida pelo governo para toda linha branca e começou a fazer refrigeradores mais modernos, hoje por exemplo, já podemos observar que já temos geladeiras que avisam quando temos que comprar algo que esteja faltando dentro dela.
Verificando o mercado podemos ver que a cada ano tivemos um aumento na venda da geladeira, considerada como linha branca, não houve baixa no mercado, muito pelo ao contrario a cada ano só aumenta as vendas.
Além do avanço das categorias de maior valor agregado, a líder de mercado Whirlpool, fabricante das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, afirma que há este ano uma tendência de aumento de custos de produção. "A elevação do dólar ao longo de 2012 trouxe uma pressão de custo em commodities", afirma o vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Whirlpool Latin America, Armando Valle. Segundo ele, isso afeta os preços tanto de componentes importados, como de insumos nacionais precificadas em dólar, como alumínio, aço e cobre.
Re ferencias bibliográficas:
http://www.eletros.org.br/lenoticia.php?id=152 acesso em 4 out.2014 http://www.eletros.org.br/portal.php/estatisticas acesso em 4 out. 2014