Direito
1- Divisão do estudo microeconômico A teoria microeconômica consiste nos seguintes tópicos:
1 - Análise da demanda A teoria da demanda ou procura de uma mercadoria ou serviço divide-se em teoria do consumidor (demanda individual) e teoria da demanda de mercado.
2 - Análise da oferta A teoria da oferta de um bem ou serviço também se subdivide em oferta da firma individual e oferta de mercado. Dentro da análise da oferta da firma são abordadas a teoria da produção, que analisa as relações entre quantidades físicas do produto e os fatores de produção, e a teoria dos custos de produção, que incorpora, além das quantidades físicas, os preços dos insumos.
3 - Análise das estruturas de mercado A partir da demanda e da oferta de mercado são determinados o preço e a quantidade de equilíbrio de um dado bem ou serviço. O preço e a quantidade, entretanto, dependerão da particular forma ou estrutura desse mercado, ou seja, se ele é competitivo, com muitas empresas produzindo um dado produto, ou concentrado em poucas ou em uma única empresa. Na análise das estruturas de mercado avaliam-se os efeitos da oferta e da demanda, tanto no mercado de bens e serviços como no mercado de fatores de produção. As estruturas do mercado de bens e serviços são:
a) concorrência perfeita;
b) concorrência imperfeita ou monopolista;
c) monopólio;
d) oligopólio. As estruturas do mercado de fatores de produção são:
a) concorrência perfeita;
b) concorrência imperfeita;
c) monopsônio;
d) oligopsônio. No mercado de fatores de produção, a procura de fatores produtivos é chamada de demanda derivada, uma vez que a demanda por insumos (mão-de-obra, capital) está condicionada (ou deriva) pela procura pelo produto final da empresa no mercado de bens e serviços.
4 - Teoria do equilíbrio geral A análise do equilíbrio geral leva em conta as inter-relações entre todos os mercados,