Direito
FACULDADE DE DIREITO, CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E ECONÔMICAS-FADE
Diogo da Silva Martins
A FILOSOFIA POLÍTICA DE JHON LOCKE E THOMAS HOBBES
GOVERNADOR VALADARES
2014
Diogo da Silva Martins
A FILOSOFIA POLÍTICA DE JHON LOCKE E THOMAS HOBBES
Atividade Prática Supervisionada apresentado para o Curso de Graduação em Direito da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE para a matéria de Temas Especiais de Filosofia Política e Jurídica.
Professor: Sara Edwirgens Barros Silva
GOVERNADOR VALADARES
2014
Uma análise crítica reflexiva dos temas: Jhon Locke e Thomas Hobbes - pacto social e tolerância e o filme crasch no limite.
O filme nos mostra em nossos dias uma pressão social muito grande onde as pessoas tendem a estigmatizar seus semelhantes ou classifica-los diante de sua cor, origem, clero, religião, etc. Nem sempre o que parece ser, o é de verdade. Podemos analisar essa pressão social de hoje com o que dizia Jhon Locke em seu pensamento contratualista do séc. XVII. Apesar da distância de mais de três séculos, as ideias liberais do filósofo inglês se mantém atuais. John Locke alimentou um grande interesse por assuntos relacionados à política, à educação e à filosofia, em uma época em que o Absolutismo imperava na Europa e o Rei era visto como um representante de Deus na Terra, que podia interferir em todos os seus interesses e no de seus súditos.
Com o passar do tempo, a estrutura das sociedades europeias começou a mudar e junto com elas as percepções de Locke. A insatisfação com os abusos da nobreza fizeram com que a burguesia começasse a se manifestar contra a monarquia absolutista. Nesse cenário, John Locke teve um papel importante para a transição do pensamento político, inaugurando uma nova modalidade de governo: o liberalismo.
Os ideais de John Locke são tão importantes que serviram de base para a implantação da monarquia parlamentarista na