Direito
(BRONISLAW MALINOWSKI)
Malinowski relata o seu estudo feito nas populações das ilhas do Sul do Pacifico, essas populações vistas como grandes navegadores artesões e comerciantes, que formavam dois tipos de comercio, o primeiro era trocas de recursos entre ilhas e o segundo que abrangia uma maior quantidade de ilhas chamado “KULA”. Malinowski ao estudar esses povos se depara com várias situações negativas, como a falta de assistência dos homens brancos que moravam por perto, a comunicação que era feito pelo inglês PidGin, e a compreensão da cultura nativa sem se influenciar pela a sua própria, e para fazer um estudo demostrando que todos os dados eram verdadeiros ele utiliza a etnografia.
A etnografia foi o método usado para o Bronislaw Malinowski relatar seus estudos no pacifico ocidental. Mas o que seria etnografia? De acordo com Malinowski o trabalho etnográfico nos permitir distinguir claramente, resultados de observação direta e das declarações de interpretações nativas onde é fundamental estabelecer o contorno da constituição tribal e delinear as leis e os padrões de todos os fenômenos culturais. O Kula é um tipo de comércio entre as tribos das ilhas localizadas ao norte e ao leste de nova Guiné, tendo como principais artigos de troca os colares de conchas vermelhas (Soulava) e os braceletes de conchas brancas (Mwali). É importante mencionar que esse tipo de comércio não tem uma finalidade lucrativa e sim simbólica, onde o objetivo é a simples troca dos artigos. Embora inserido no Kula o nativo não possui percepção de sua organização como um todo. Portanto, somente foi possível o entendimento estrutural do Kula através do trabalho etnográfico.
Isso nos mostra um comércio primitivo sob um ângulo totalmente diferente. O mecanismo econômico das transações baseia-se numa forma específica de crédito que pressupõe alto grau de confiança mútua e honra comercial. O Kula não se realiza sob pressão de qualquer necessidade, visto