direito
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ORIENTAÇÕES GERAIS
INTRODUÇÃO
A obtenção do título de Bacharel em Direito requer o cumprimento de várias exigências previstas na Resolução CNE/CES n. 9 de 29 de setembro de 2004 e homologadas pelo MEC. Dentre os requisitos para sua conclusão consta a entrega obrigatória do “trabalho de curso” que, segundo a especificidade do projeto pedagógico do Curso de Direito da FACULDADES PITÁGORAS, consiste na elaboração de uma Monografia.
A monografia pode ser considerada um trabalho acadêmico que está normatizado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) através da NBR 14724:2011. Segundo esta norma:
Trabalhos Acadêmicos: teses, dissertações e outros: (trabalho de conclusão de curso – TCC, trabalho de graduação interdisciplinar – TGI, trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento): Documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Dever ser feito sob a coordenação de um orientador. (ABNT, NBR 14724:2011, p. 4)
Segundo Lakatos (1992, p. 151), a monografia pode ser considerada “um estudo sobre um tema específico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece a rigorosa metodologia. Investiga determinado assunto não só em profundidade, mas em todos os seus ângulos e aspectos.” Cabe complementar que a monografia é um trabalho:
Que observa e acumula observações, organiza essas informações e observações, procura relações e regularidades que podem haver entre elas, indaga sobre seus porquês, utiliza de forma inteligente as leituras e experiências para comprovação e comunica aos demais aos resultados. (LAKATOS; MARCONI, 1992, p.152)
Neste sentido, a finalidade da monografia consiste em:
Descobrir e redescobrir a verdade; esclarecer fatos ou teorias obscuras ou não plenamente