Direito
Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES)
Aluno: Iago Ávila Damasceno Alves
Curso: Direito (1° Período)
Professor: Vanuccio Pimentel
Disciplina: Ciências Políticas
Manifesto do Partido Comunista.
Capítulo 1 - Burgueses e Proletários
1) Luta de classes: A luta de classes esteve presente em todos os momentos da história onde o Antagonismo de classes sempre esteve presente, seja na Roma antiga ou na idade média.
2) Desenvolvimento da Burguesia: a burguesia é um produto de uma série de revoluções no meio de produção e transporte.
3) Exploração da Burguesia: A burguesia muda o modo de exploração, antes era oculto por ilusões religiosas e políticas e passa a ser de forma direta.
4) Exploração do mercado mundial: A burguesia cria novos laços comerciais, criando necessidade que não existiam, acabando com a autosu-suficiência dos países.
5) Domínio da burguesia: A burguesia passa a fazer parte de todas as nações, graças ao aperfeiçoamento dos meios de produção e a facilidade da comunicação.
6) Crise da burguesia: A burguesia passa a criar crises mais poderosas e reduzir os meios de prevenção, assim, abrindo espaço para uma possível queda do sistema burguês.
7) Proletários: "a burguesia não forjou apenas as armas que lhe trazem a morte; ela produziu também os homens que portarão essas armas"
Os Proletários perdem, com a utilização de máquinas, pois passam a ser agora um mero produto do mercado, e trabalha apenas para sua existência.
8) Exploração do operário pelo fabricante: A exploração passa a ser cada vez mais evidente, diminuindo o salário e aumentando as horas de trabalho.
A massa proletária cresce e o desemprego torna-se cada vez maior, sendo assim mais um fator a contribuir com a exploração do operário.
9) Revolta proletária: Os operários começam a se revoltar, quebrando maquinas, queimando fábricas e se manifestando de diversas formas.
Começando primeiro contra um líder