Direito
Atendimento aos usuários
O Atendimento é prestado de forma adequada aos usuários, estes são informados sobre próximas doses e importância da vacinação. O horário de funcionamento da sala é de 8 as 20h de segunda à sexta e sábado de 8 as 12, sem intervalo para almoço.
A sala de vacinas encontra-se sinalizada, próxima à entrada da unidade permitindo o fácil acesso da população.
Área física e ambiência
A ambiência permanece adequada de forma que possibilite a circulação do ar e facilite a limpeza e deslocamento dos usuários e profissionais.
Quanto à área física, atende as normas preconizadas, e a disposição do mobiliário mantém a distância padronizada da geladeira para parede, sua tomada é de uso exclusivo, bem como nenhum outro procedimento é realizado dentro da sala de vacinas.
A organização dos impressos é feitas em pastas e livros de fácil acesso aos profissionais, os insumos são acondicionados em local limpo e sem umidade em embalagens fechadas.
ProcedimentoTécnico
Os profissionais realizam rodízio entre o preenchimento da caderneta e aplicação das vacinas, os mesmos conhecem o calendário vacinal, com data prevista para sua aplicação das doses e intervalo, são observadas as contraindicações, e os usuários são orientados quanto às vacinas e reações possíveis mais comuns.
A técnica é desempenhada corretamente, com o devido descarte dos materiais de acordo com as normas de biossegurança. As vacinas com microorganismos vivos são descartados em descarpack separado para posterior envio à central de vacinas para o correto descarte.
Registro
Existe de um bom processo de registro dos dados relacionados com: controle de lotes em uso e de doses aplicadas diariamente, independentes de faixa etária, mapa de controle de temperatura, contudo o controle de estoque tem sido feito semanalmente.
É realizado registro da dose e aprazamento na carteira de vacinação e no cartão espelho
Foi observado