Relatorio
Foi utilizado um padrão primário que é o Biftalato de potássio e seu titulante, o NaOH, que não é considerado do padrão primário pois absorve agua em sua composição. Por esse fato a concentração empregada ao experimento é próxima ao encontrado pelo analista no fresco.
Sabe-se que ao atingir o equilíbrio o numero de mols do padrão primário é aproximadamente igual ao numero de mols do titulante, e com isso pode-se encontra a concentração real de titulante.
O valor pesado de Biftalato de potássio é 0,2892g, o volume gasto de NaOH para a sua titulação é 15,5mL e sabendo que a massa molecular do Biftalato de potássio é 204,10 gmol-1. Com esses valores, pôde-se padronizar a concentração de Hidróxido de Sódio para a segunda etapa da prática.
REAÇÃO DE TITULAÇÃO:
C8H5KO4 + NaOH ↔ Na C8H4KO4 + H2O
Como a proporção de Biftalato de potássio e de Hidróxido de sódio na reação é 1:1, utilizou-se a seguinte relação: nbiftalato = nNaOH m (biftalato)gMM (gmol-1)= CNaOH(molL-1) x VNaOH(L)
0,2892g 204,1 gmol-1= (C molL-1) x ( 0,0155 L)
C=0,0914 molL-1 é a concentração real de NaOH
Onde : m= massa em gramas de biftalato de potássio pesada
MM= massa molar de biftalato de potássio em gmol-1
C = concentração de NaOH em mol-1
V = volume de NaOH gastos em litros
Parte 2:
O teor de uma determinada substancia em uma solução represente a quantidade dessa substancia (em mol, massa ou volume) dessa substancia presente numa determinada quantidade de solução.
Foi preparada uma solução de vinagre com NaOH, a uma concentração já calculada anteriormente, para encontrar o teor de ácido acético presente no vinagre. Assim, com o volume de vinagre utilizado, o volume de NaOH gasto pela titulação e a concentração do NaOH encontrado na parte 1 do experimento, conseguimos achar o teor de ácido acético na amostra.
Encontra-se abaixo a tabela 1 com os volumes gastos de NaOH para a determinação da massa de ácido acético no vinagre e a reação química do processo.
Tabela 1.