Direito
01. “A dissonância será bela.
02. “ Eu vejo um novo começo de era.”
03. “Hoje o tempo voa, amor.”
04. A noite oferece todos os sonhos aos jovens.
05. A natureza estava tão triste.
06. “ O bicho estava perto.”
07. “O tempo trouxe a sua ação benéfica ao meu coração.”
08. “... pensei no seminário...”
09. “Ouvimos passos no corredor...”
10. Todos viviam muito cansados naquela época.
11. “Vivo à margem da vida.”
12. Mandei recado a sua mãe agora mesmo.
Gabarito: 01. VL / 02. VTD / 03. VI / 04. VTDI / 05. VL / 06. VI / 07. VTDI / 08. VTI / 09. VTD / 10. VL 11. VI / 12. VTDI
O texto chárgico é rico em significados. Mais que isso, é a junção do texto verbal e do não verbal na expressão máxima. Gosto desse tipo de texto, pois posso explorar tanto os aspectos da linguísticos como valorizar a interpretação da imagem relacionando-a com o contexto em que estamos inseridos. Publiquei essa análise no blog Análise de Charges, mas trouxe para meus outros leitores aqui.
Em épocas de campanha política temos muito material para analisar. Nesta charge, temos retratado o que há de pior na política. Os candidatos em questão colocam em prática imagens já cristalizadas no imaginário popular.
No alto, à esquerda, temos um político que lida de forma estranha com a própria imagem. Acha-se maior que realmente é. Essa síndrome de auto-suficiência, de crença no ser acima do bem e do mal preocupa a todos.
Ainda no alto, mas agora à direita, uma relação intertextual com uma personagem que faz parte do imaginário infantil. Aquele que queria ser menino, Pinóquio, retratando os políticos que mentem descaradamente para conseguir aquilo que tanto desejam.
Abaixo, à esquerda, a lavagem cerebral a que a população é submetida diariamente. Seja pela propagação de notícias mentirosas ou pela ocultação do passado sujo dos mesmos, o que se vê é que os criminosos de outrora continuam sendo eleitos.
Por último,