direito
Na segunda feira dia 10 assistimos a palestra sobre o sistema europeu de asilo,e as violações ao direito internacional dos refugiados. Palestra de Laura Madrid Pastoretto desenvolvida na disciplina de direitos humanos.
A palestra começou com um vídeo sobre os refugiados africanos ,que por serem perseguidos em seus países fogem em busca de uma nova vida na Europa. Na rota marítima oriental entre a África e a Europa navegam numerosos barcos de contrabandistas de seres humanos. E o que começou como o sonho de uma vida no Primeiro Mundo muitas vezes acaba em miséria, detenção e morte.
A pequena Ilha de Malta já está superlotada e não apresenta nenhuma condição de higiene e nem estrutural para esses refugiados.
Mas o sonho não pára e mesmo assim esses refugiados buscam chegar na Europa,poucos conseguem.Mesmo com o direito de asilo,muitos países impossibilitam essa entrada de estrangeiros,uma vez que esse direito dá-se à de corpo presente.
A maioria sonha com países com mais estrutura para recebê-los como: Suíça,Belgica... mas acabam não passando dos países menos estruturados como por exemplo a Grécia,que ainda muitos moradores atribuem a crise do país aos refugiados e chegam até a agredi-los nas ruas.
A palestrante Laura também comentou sua passagem pela Europa,mais precisamente em Londres, onde morou.Citou que Londres é uma cidade que se caracteriza pela diversidade de etnias e culturas.
Ao fim da palestra respondeu perguntas, e frizou que o Brasil é um país que abriga poucos refugiados e tem uma estrutura muito precária para isto .Segundo ela deveríamos nos preocupar mais com isso, e o país tem muito a ganhar.
Ao meu ver,foi uma palestra de ótima qualidade,onde esclareceu aos alunos uma realidade na qual mundo não está dando atenção.Atenção essa que é totalmente humana e deveria ser uma obrigação nossa,a ajuda ao semelhante não pode ser segundo plano.