Direito
Número Eleitoral: 12
Art. 1° - O Partido Democrático Trabalhista - PDT - é uma organização política da Nação Brasileira para a defesa de seus interesses, de seu patrimônio, de sua identidade e de sua integridade, e tem como objetivos principais lutar, sob a inspiração do nacionalismo e do trabalhismo, pela soberania e pelo desenvolvimento do Brasil, pela dignificação do povo brasileiro e pelos direitos e conquistas do trabalho e do conhecimento, fontes originárias de todos os bens e riquezas, visando à construção de uma sociedade democrática e socialista.
O PTD é um partido político de Centro-Esquerda, de ideologia social-democracia.
Sua ideologia trabalhista reconhece o capitalismo como sistema econômico, não se opondo a propriedade privada, mas defendendo uma maior intervenção do estado na economia.
Como diz no artigo 1º do seu estatuto, o PDT visa uma sociedade democrata e socialista, no entanto se diferencia do socialismo, porque ele não se posiciona contra o mercado, nem busca uma sociedade sem classes.
Partido Social Liberal – (PSL)
Número Eleitoral: 17
Art. 3º O Partido Social Liberal - PSL se declara social liberalista, considerado forte defensor dos direitos humanos e das liberdades civis, acreditando que o Estado possa exercer na economia o papel de regulador, a fim de garantir à população acesso de qualidade aos serviços públicos essenciais e fundamentais, como saúde, educação, segurança, liberdade, habitação e saneamento. Sua estrutura interna, organização e fundamento, se baseiam no respeito à soberania nacional, ao regime democrático, ao pluripartidarismo e aos direitos fundamentais da pessoa humana, observando as normas constitucionais e legais.
Partido de Direita, de acordo com o 3º artigo do seu estatuto, a ideologia predominante é o social-liberalismo, defendendo uma menor participação do estado na economia, mas com o direcionamento total dos recursos arrecadados pelo estado para a saúde, a