direito
"As Políticas Públicas constituem temas de estudo com recortes reconhecidamente amplos, complexos e sujeitos a várias abordagens teóricas e epistemológicas. Numa perspectiva bastante ampla, pode-se conceber esta área como o estudo das formas de ação pública (estatal e não estatal) concernente ao diagnóstico e/ou resolução dos problemas derivados da vida em sociedades complexas.
Tais características fazem com que o estudo das políticas públicas seja um objeto multidisciplinar por excelência, transcendendo assim os recursos epistemológicos, teóricos e analíticos restritos às tradicionais disciplinas que têm se dedicado, mais ou menos isoladamente, à reflexão sobre este tema (por exemplo, a ciência política e a ciência da administração). O recurso analítico exclusivo a um ou mais dessas disciplinas ou áreas do conhecimento não abarca de forma satisfatória a profundidade e multiplicidade de questões emanadas do objeto central.
Essa concepção acerca do objeto pautou a criação do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (PMGPP). O desafio que se coloca é o de contemplar e analisar a complexidade das questões referentes à gestão de políticas públicas a partir de vários eixos teóricos e analíticos, mas tanto quanto possível costurados metodologicamente pela abordagem multidisciplinar.
Diante das diferentes possibilidades teórico-metodológicas de estudo das políticas públicas, o PMGPP optou por desenvolver sua atuação na área de concentração "Gestão de Políticas Públicas: instituições, cultura e sustentabilidade". A proposta de uma única área justifica-se pela reconhecida transversalidade temática e epistemológica das três dimensões citadas acima. Essa área de concentração é uma síntese articulada dos diferentes enfoques analíticos desenvolvidos pelo corpo docente em suas atividades de pesquisa, ensino e extensão.
Os temas importantes que justificaram a criação do PMGPP, tais como os novos papéis do Estado e a