Direito
FORMAÇÃO DA
SOCIEDADE BRASILEIRA.1
RESUMO: A livre escolha do cônjuge e o casamento por amor, historicamente, é um acontecimento recente. No mundo ainda existem sociedades em que as famílias são as responsáveis por determinar o par dos filhos. A escolha da pessoa com quem se casar é complexa e existem inúmeros motivos, conscientes e inconscientes, que atuam neste campo, além dos sonhos e das expectativas que espera-se que o cônjuge preencha. Em suas origens, o casamento serviu como uma maneira de preservar a tribo, passou por uma fase em que servia para preservar o patrimônio de grupos e só muito recentemente passou a ser visto como um fato afetivo.
Palavras-chave: casamento, sociedade, família, divórcio.
ABSTRACT: The free choice of spouse and marriage for love, historically, is a recent event. In the world there are societies in which families are responsible for determining the couple's children. The choice of the person you marry is complex: there are many conscious and unconscious motives that operate in this field, beyond the dreams and expectations that we expect the spouse fill. In its origins, marriage served as a way to preserve the tribe, went through a phase in which served to preserve the heritage of groups and only recently began to be seen as an affective fact.
Keywords: marriage, society, family, divorce.
1. INTRODUÇÃO
A importância e forma do casamento, seu papel fundamental como instrumento de aquietação da população, e de preservação da estrutura social portuguesa, atravessou séculos no Brasil, e deram origem a um conjunto de normas morais capazes de justificar, aos olhos dos fieis, o cumprimento da legislação que exigia a bênção da Igreja e todo um trâmite burocrático, condizente com a importância que o rito do sagrado do casamento, celebrado em face da Igreja, apresentava. Era preciso a inclusão na catequese, um grande trabalho de convencimento que ficaria a cargo do clero e dos