Direito
A linguagem pode ser conceituada como sendo todo o sistema utilizado pelo homem para estabelecer comunicação (inclusive a linguagem mista). De maneira espontânea o homem se interage e isso faz com que a linguagem se transforme em uma atividade essencial para o ser humano, para a vida em sociedade, entre outros.
A linguagem está sempre sofrendo modificações, desde a gramática até a linguagem falada e a carga cultural que ela carrega influencia diretamente nessas mudanças.
Segundo Mikhail Bakhtin, a língua é parte da linguagem:
“Mas, o que é a língua? Para nós ela não se confunde com a linguagem, ela é apenas uma parte dela, essencial, é verdade. É, ao mesmo tempo, um produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para possibilitar o exercício de tal faculdade pelos indivíduos. Considerada em sua totalidade, a linguagem é multiforme e heteróclita; cavalgando sobre diferentes domínios, ao mesmo tempo físico, fisiológico e psíquico, ela pertence ainda ao domínio individual e ao domínio social; ela não se deixa classificar em nenhuma categoria dos fatos humanos, e é por isso que não sabemos como determinar sua unidade”.
Importância da Linguagem para a Comunicação
Não há comunicação sem a transmissão de algum tipo de linguagem, seja ela falada, escrita, por sinais, imagem ou som. Isso pose ser reforçado na fala do escritor Peter Ustinov: “Comunicação é a arte de ser entendido”, onde ele expressa a amplitude da comunicação a vários tipos de linguagem.
Outro ponto que deve ser destacado ao se falar da importância da linguagem para a comunicação – ainda que de forma básica – é a conexão perfeita que deve haver entre o transmissor e receptor das mensagens para que a comunicação seja estabelecida de forma clara. Caso isso não aconteça, as informações serão distorcidas gerando confusão na hora de se comunicar utilzando qualquer tipo de linguagem.
Linguagem Verbal e Não