ANÁLISE SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO
Thiago Ferreira Furtado¹
RESUMO
Este artigo mostra o modo de pensar das crianças em cada fase do seu desenvolvimento intelectual, de que forma se dá a aprendizagem e em que a psicologia pode auxiliar os pais e professores/as na educação das crianças. Para a realização do trabalho foram adotados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica, utilizando como instrumentos de coletas de dados, livros e artigos científicos, bem como referenciais disponíveis na internet. A pesquisa bibliográfica engloba a leitura, a interpretação de livros, periódicos, revistas e documentos copiados. Todo material passou minuciosamente por uma triagem, para se estabelecer um plano de leitura. Tratou-se de uma leitura atenta e sistemática acompanhada de anotações e observações que foram essenciais para a fundamentação teórica do estudo. Como resultado, observou-se que em cada fase do desenvolvimento das crianças há um modo diferente de agir, pensar e consequentemente aprender, e que, cada indivíduo tem suas particularidades e diferenças. Diante disso, percebe-se que, somente após um bom conhecimento de cada indivíduo que se pretende ensinar, é que se pode oferecer uma boa educação.
Palavras chave: Crianças. Desenvolvimento. Educação. Psicologia.
1 INTRODUÇÃO
Atendendo a proposta do curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp, de elaborar um artigo científico e fazer leituras sobre temas importantes que serão utilizados na prática profissional, favorecer a prática docente e o trabalho em equipe e exercitar a criatividade, pesquisaram-se diversos temas estudados no curso até o momento e escolheu-se o “Desenvolvimento Humano e a Aprendizagem”.
Este trabalho foi elaborado e justifica-se pela necessidade de entender um pouco mais sobre a psicologia e como a mesma influencia na aprendizagem e em cada fase e idade das crianças, segundo as teorias e teses de psicólogos e estudiosos do assunto.
O artigo